quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vaidade inteligente

Graduada em engenharia química com especialização em cosmetologia, a autora de três livros, Sonia Corazza defende que a beleza do autoconhecimento, dos cuidados com a mente e com o corpo, e do equilíbrio entre eles. Nesta entrevista ela aponta nove passos para quem quer exibir uma aparência radiante e harmoniosa de modo saudável.

1- Faça uma autoanálise: "Muitas mulheres não sabem exatamente qual é o seu tipo de pele e cabelo. Então, optam por soluções que não são as mais adequadas. E isso, obviamente, compromete a eficácia. Também é importante que a rotina de beleza esteja ajustada à realidade e à personalidade de cada um", ensina.

2- Tenha prazer em se cuidar: Tão fundamental quanto adotar uma alimentação balanceada é apostar em um estilo de vida mais ativo. Só não vale fazer desses rituais um tormento. "Se você detesta academia, não deve insistir em mudar a sua natureza. Melhor procurar outro tipo de atividade", sugere.

3- Controle o estresse: Não da para falar em beleza e saúde sem tocar na questão emocional. O estresse, especialmente, desestabiliza o equilíbrio do corpo. Então, é interessante rever o estilo de vida, para eliminar, na medida do possível, os fatores que geram tensão, e investir nas atividades de lazer e no descanso".


4- Entregue-se a um bom banho: "Faça dessa pausa do seu dia um momento de prazer", ensina. Para isso, tenha 

à mão sabonetes, óleos hidratantes e esfoliantes. "Sempre indico uma esfoliação semanal com produtos à base de gengibre, que acalmam e estimulam na medida certa. Para finalizar, hidratantes ou óleos que contenham macadâmia e gergelim proporcionam um toque acetinado e convidativo ao carinho", recomenda.


5- Durma com os anjos: Está ai um dos mais importantes fatores para quem deseja qualidade de vida e uma aparência exuberante. "O sono é fundamental para a saúde e a beleza. É durante a noite que a regeneração celular ocorre de maneira mais intensa", alerta.

6- Dedique-se aos rituais faciais: Pela manhã, retire impurezas do rosto usando produtos com pH neutro. "A seguir, aplique loção tônica e hidratante com FPS 15 (no minimo)", ensina. À noite, repita o processo de limpeza e tonificação. "Para hidratar, escolha uma fórmula nutritiva, com vitaminas A, C e E, ceramidas, isoflavonas e lipoproteínas", sugere. "Na área dos olhos, aplique seruns ricos em oligoelementos."

7- Seja seletiva: Escolher um bom cosmético é imprescindível. "Antes de comprar, busque informações sobre fabricante e a formulação, para saber o que está levando para casa, e se o produto vai realmente atender às suas expectativas. Além disso, verifique se ele é adequado à sua idade", explica.

8- Tire proveito dos aromas: Autora do livro Aromatologia: uma Ciência de Muitos Cheiros (ed. Senac) dá as dicas: "Os aromas são ferramentar de bem-estar que qualquer um pode usar. Um perfume floral frutado vai deixá-la mais animada, enquanto um perfume oriental gourmand proporcionará relaxamento. Na cozinha, também é interessante tirar proveito dos aromas, investindo em ervas e temperos aromáticos.

9- Invista da variedade: A pele ao redor dos olhos é totalmente diversa do rstante do rosto. No corpo, também há características especificas: regiões como joelhos e pés exigem hidratação extra. Então, o melhor é ter um produto para cada área, em vez de investir em um único creme, por mais incrível que ele seja.  

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Será o fim do IMC?

Novas contas para quantificar a gordura alojada no organismo ganham respaldo da ciência e põem essa famosa sigla em cheque.
Com quase 200 anos de idade, o famoso índice de massa corporal ganhou fortes concorrentes na briga pelo título de equação mais confiável para calcular a gordura do corpo (veja-os nos quadros abaixo). Os dois contendores do momento, diferencialmente do atual método de medição, vão além do peso e da altura e, logo, levam mais em conta a carga correspondente à massa magra. "São promessas que vêm a acrescentar, mas faltam estudos que, por exemplo, observem a relação entre seus valores e a ocorrência de certos males", ressalva a endocrinologista Rosana Radominski, presente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Relação cintura-quadril
O nome já entrega: consiste em dividir a circunferência da cintura pela do quadril. Só para citar um caso, uma pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá, sugere que essa operação aritmética é mais eficaz do que o IMC para avaliar o risco de infarto.
Índice de adiposidade corporal
Essa fórmula já exige uma calculadora. Contudo, segundo um trabalho conduzido na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, ela apresenta uma margem de erro menor com relação à adiposidade dos voluntários envolvidos na pesquisa, principalmente dos com sobrepeso.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tratamento Estético para Gestantes

A gestação é uma fase de grandes modificações na mulher, tanto físicas como psicológicas, e4m que o organismo passa por mudanças em praticamente todos os sistemas.
Na área da estética e cosmetologia há muitos recursos que podem ser utilizados para ajudar a mulher a viver essa fase da vida com saúde e beleza.
Um programa de acompanhamento bem elaborado, fundamentado em conhecimentos científicos e realizado em parceria com o médico, pode proporcionar à gestante uma excelente qualidade de vida, tornando-a mais disposta para as atividades diárias, mantendo-a saudável e ainda mais bonita.

Alterações no Corpo da Gestante.
A maioria das mudanças no corpo feminino ocorre em função de alterações hormonais caracterizadas por grande elevação nos níveis de estrogênio, progesterona, beta-HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente o funcionamento do organismo.
Ocorrem ainda alterações do metabolismo proteico, lipídico e glicídico, aumentando o débito cardíaco, da volemia, da pressão arterial, alterações na dinâmica respiratória e no apetite.
Na verdade, são essas alterações que fornecem à mulher suporte para a sobrecarga de gerar e carregar um novo organismo.
Com relação à pele, ainda que se desconheçam os efeitos precisos que os hormônios exercem sobre ela, acredita-se que eles sejam os responsáveis por muitas alterações cutâneas observadas durante a gravidez e que geram um grau significativo de ansiedade na futura mãe.
O cuidado com a aparência e o corpo tem merecido cada vez mais atenção da mulher, quer por necessidade pessoal, quer por pressão do meio em que vive. A mulher grávida não foge a essa regra, necessitando de cuidados especiais com o corpo e a pele.
Entretanto, quando a mulher grávida procura algum tipo de tratamento preventivo para algumas alterações, muitos médicos ainda hesitam em virtude da maioria dos medicamentos não serem indicados para uso durante a gravidez.
Se a mulher for orientada desde o início da gestação a utilizar produtos cosméticos adequados para seu tipo de pele, fotoprotetor diário e cremes hidratante especiais, ela pode prevenir algumas alterações como acne, melasma e, segundo alguns autores, estrias.
Outra alteração na mulher grávida é o aumento considerável de água no compartimento extracelular, fato que aumenta a hidratação na pele, incluindo a camada córnea, o que diminui a absorção transdérmica de substâncias lipossolúveis. Dessa forma, os hidratantes podem e devem ser utilizados durante a gravidez.

Edema e drenagem linfática manual.
Ainda com relação ao aumento de água no compartimento extracelular, fato decorrente das alterações hormonais, o edema periférico é uma das manifestações mais comuns e duráveis na gestante. Sua etiologia inclui a retenção de sódio e água, além de alterações circulatórias causadas pelo útero gravídico sobre a circulação da veia cava inferior.
O edema provocado por retenção hídrica, principalmente nos membros inferiores, é um dos principais transtornos e desconfortos enfrentados pela gestante ao longo doas 40 semanas de gravidez. A partir do segundo trimestre da gravidez, em parceria com o obstetra, o profissional de estética pode iniciar sessões de drenagem linfática manual na gestante, visando diminuir o desconforto promovido pelo edema.
A principal função da drenagem linfática manual é a eliminação de líquidos, com a consequente diminuição do edema. Além disso, a drenagem consiste em um processo de massagem realizada em ritmo muito lento, com pressão suave, o que a torna altamente relaxante.
Dessa forma, o momento da drenagem pode se transformar em um momento de relaxamento para a cliente, no qual ela vai se desvincular das pressões do dia-a-dia e entrar ainda mais em contato com o bebê e com seu próprio corpo.
Os efeitos benéficos da drenagem linfática ultrapassam os limites da eliminação hídrica, proporcionando à cliente uma sensação de profundo bem estar.
Para atuar na área de estética é necessário que o profissional esteja devidamente capacitado, tenha conhecimentos de anatomia e fisiologia humanas, além de conhecer a fundo a técnica de aplicação da drenagem linfática manual.
As manobras de massagem e drenagem linfática em gestantes devem ser modificadas de forma específica a se adequarem ao estado de cliente. Não se pode esquecer que a cliente não pode se deitar em decúbito ventral e que precisa estar muito bem apoiada em travesseiros e almofadas.
O peso do útero pode comprimir vasos importantes caso ela fique muito tempo em decúbito dorsal. Assim, torna-se fundamental o apoio de travesseiros, almofadas, rolos ou toalhas enroladas, apoiando a gestante nas costas, sob o pescoço e joelhos, bem como em qualquer outra região que ela precise para se sentir confortável.

Cuidados com a Gestante.
É de fundamental importância o posicionamento correto da cliente, evitando-se, ainda, deixá-la muito tempo em uma mesma posição. Além disso, não se pode esquecer de que a gestante pode sentir dificuldade para executar alguns movimentos rotineiros, como, por exemplo, mudar de posição na maca.
Pode parecer perigoso massagear o abdome durante a gravidez, mas isso é seguro e relaxante para a mãe e o bebê, desde que as manobras sejam leves e cuidadosas. Uma massagem suave em toda a região abdominal pode ser muito calmante e benéfica para aliviar a sensação de estiramento. As mãos devem deslizar com muita suavidade e delicadeza das laterias para o centro, sem pressionar a cicatriz umbilical.
O profissional esteticista deve estar atento a todas essas particularidades, auxiliando a cliente em todos os seus movimentos e certificando-se sempre de que ela encontra-se confortável e bem acomodada. Manobras simples podem auxiliar a evitar muitas tensões e desconfortos na gravidez.
É imprescindível observar o período de descanso depois da drenagem ou massagem, e auxiliar a cliente a levantar-se com suavidade.

Estrias
Outra atenção especial que o profissional de estética deve ter em relação à cliente gestante é no tocante à formação de estrias.
As estrias são alterações bastante temidas pelas mulheres, pelo fato de que, até os dias de hoje, uma vez constituída a estria, não existe retorno à completa normalidade dos tecidos (mas quase).
Trata-se de um distúrbio do tecido conjuntivo que ocorre em 90% das grávidas, localizando-se preferencialmente em abdome, mamas, coxas, face lateral dos quadris e nádegas.
A causa exata das estrias ainda é desconhecida, mas sabe-se que é mais encontrada nas grávidas que ganham muito peso e nas muito jovens.
Para prevenção das estrias, os hidratantes podem e devem ser utilizados. Parte da elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no estrato córneo. Assim, durante a gravidez a utilização de hidratantes é importante devido ao aumento da distensão de estrias.
Em associação com a hidratação, é importante orientar a cliente quanto ao uso excessivo de sabonetes durante o banho e à temperatura elevada da água, visto que são fatores agravantes para o ressecamento da pele. Além disso, preconizar o uso de roupas íntimas de algodão, visto que o sintético pode provocar o aparecimento de dermatites.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Truques de maquiagem para disfarçar cansaço


Badalou muito no carnaval? A olheira está assustadora e você precisa trabalhar? Veja dicas básicas para encarar mais um dia de trabalho sem se preocupar!


1) Para dar um aspecto mais natural à sua pele, aposte no pó mineral. Corretivo é indispensável na make. Máscara de cílios e batom ajudam a dar um up no visual.

2) Corretivo não cobre 100%, então procure chamar a atenção para outra parte do seu rosto. A dica é apostar em uma sombra e máscara para cílios. As pessoas vão reparar no seu olhar e aquela olheira indesejada vai passar despercebida. Aproveite que os olhos mais marcados são tendência de outono/inverno e invista!

3) Os tons terra e vermelhos mais puxados para o marrom estarão com tudo! Marinho, violeta e verde musgo também podem ser usados para dar mais saliência ao olhar.

4) As cantoras Claudia Leitte e Avril Lavigne vira e mexe apostam na sombra preta bem marcada! Cuidado, a maquiagem over fica bacana dependendo do formato dos olhos. A sombra preta fica bonita para quem tem olho graúdo, as mulheres com olho pequeno devem evitar esse tipo de visual, pois diminui mais ainda o olho. Nesse caso, elas podem usar a sombra preta com menos intensidade.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Origem das calorias não importa muito quando o assunto é perda de peso


Pessoas que tentam perder peso costumam aderir a dietas específicas que restringem as porções de gordura, carboidratos e proteínas, mas de onde vêm as calorias não importaria tanto como o simples fato de reduzir a quantidade consumida, mostra um novo estudo americano.


Os autores, cujos resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition, não encontraram diferenças na perda de peso ou na redução de gordura entre dietas com diferentes porções de gordura, carboidrato e proteína.
"O principal fator na perda de peso foi a adesão. Os participantes que seguiam a dieta corretamente perderam mais peso do que os que não seguiam", dizem os autores.
Pesquisas anteriores mostram que certas dietas - em particular aquelas com baixa quantidade de carboidratos - funcionam melhor do que outras, dizem os autores, ainda que não haja consenso.
Os autores dividiram voluntários com sobrepeso e obesidade em quatro esquemas de dieta, planejados para reduzir 750 calorias por dia. Após seis meses e, novamente, após dois anos do início, os autores avaliaram os participantes.
Seis meses após, os voluntários perderam mais de 4,1 quilos de gordura e cerca de 2,3 quilos de massa magra, mas recuperaram parte após dois anos. Os voluntários conseguiram manter a pedra de peso de mais de 3,6 quilos após dois anos, incluindo uma perda de quase 1,4 quilos de gordura abdominal, o que significa uma redução de mais de 7%.
Mas muitas das pessoas que começaram o estudo abandonaram, enquanto outras não seguiram as dietas.
"Se alguém é feliz cortando a gordura, ou reduzindo os carboidratos, o artigo diz que qualquer um dos dois caminhos é bom e dão bons resultados", dizem os autores. Mas ele ressaltou que os participantes tiveram problemas  com a adesão, o que destaca a importância de escolher a dieta que a pessoa é capaz de seguir. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Homem e a Estética


Falar em vaidade masculina não era somente tocar em auto-estima machista, era a competição do homem com a mulher tanto no ambiente de doméstico, quanto no social ou laboral. Com a liberação feminina surge como nova área de atividade médica. O compromisso com a aparência do indivíduo, correção da aparência, melhor adequação do ser humano ao seu universo trabalho, familiar e social.
Atualmente com o surgimento da medicina estética podemos abordar a expressão vaidade masculina sem riscos, pois o homem deixou o machismo de lado e começou a cuidar cada vez mais de sua aparência utilizando produtos de linha cosmética como desodorantes, perfumes, penteiam-se publicamente frente aos espelhos, fazem questão de combinar sapato, meia e sinto com camisa, gravata e terno, vão aos salões de beleza para realizar cortes e tinturas que realçam as cores de seus cabelos e também escondem os fios brancos delatores da idade. Não são só as mulheres que se preocupam com a boa forma física, os homens também estão lotando as academias e alegam estar a procura de uma melhor qualidade de vida.
Porém hoje já é comum vermos esses homens ensaiando frente aos espelhos suas melhores expressões, se admirando cada vez mais para confirmar se está tudo em ordem, com intuito de agradar a si mesmos e aos próximos cada vez mais.
Começando a abordagem dos distúrbios estéticos temos o sobrepeso. Existe uma preocupação com os fatores associados à obesidade, como a hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. O homem preocupa-se pouco com os hábitos alimentares, alimentando-se indevidamente. Esse fato associado ao sedentarismo e a falta de tempo são os principais elementos para levar à obesidade, que é um elemento discriminatório numa seleção profissional.
Outro fator de preocupação com a aparência é o rosto. Normalmente a pele masculina é oleosa e precisa de uma atenção especial. Durante o ato de barbear-se o homem faz um peeling mecânico ao passar a lâmina, motivo às vezes de irritação da pele. O homem também não possui o hábito de lavar o rosto duas vezes por dia com água fria e sabonete neutro para controle da oleosidade. Daí o freqüente aparecimento de cravos, espinhas e eventualmente cicatrizes.
Com o desencadeio desses problemas, entra a medicina estética que prescreve cremes de barbear e loções pós-barba com agentes calmantes, uma higiene fácil perfeita, além do uso de protetores solares em qualquer ambiente, já que até as lâmpadas fluorescentes geram UVB, que contribui para o envelhecimento cutâneo.Em relação as cicatrizes causadas ou não por acne, podemos apresentar um quadro muito bom de melhora com a utilização de peelings faciais com ácidos ou outras técnicas de abrasão.Já em relação as rugas de expressão, o botox é uma ótima opção, pois este paralisa os músculos faciais por um período de quatro a sete meses , desencadeando uma expressão de “bom humor” .
Quanto aos sulcos, conhecidos como “bigode chinês” ,obtemos resultados de melhora com substancia de implante.Entre diferentes produtos, podemos citar:Restylane, Perlane, Artecol, DMS, Metracrill.Além do lifting não muito aceito por homens entre 40 e 65 anos. Temos também um procedimento, sem cirurgia, sem cortes, com anestesia local.Uma vez atingido o ponto, quando se libera o fio de dentro da cânula, as escamas ou cerdas se abrem fixando-se no tecido gorduroso, mantendo a pele do rosto no local desejado.
Como técnica final temos o laser, para a depilação definitiva dos pelos indesejáveis nas orelhas, narinas, fios de barba encravados na região do pescoço e também como definição de desenhos como : cavanhaque, bigode, até sobrancelhas.
Outro recurso para bem-estar são as tinturas para cabelos ou pelos, que servem para esconder ou realçar os fios brancos.
Contudo a Estética coloca a nossa disposição muitos recursos para solucionar toda cobrança do mundo moderno.

Procure a esteticista mais próxima de você, e confira os tratamentos direcionados à pele masculina.

Beijos, beijinhos, beijões.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Acabe com a celulite


Ela vai aparecendo aos poucos e dá um trabalho enorme para sumir - quando some. Inimiga das roupas mais curtas e pesadelo dos modelos justos, a celulite incomoda ainda mais no verão. "O problema aprece quando os vasos sanguíneos são comprimidos, dificultando a nutrição celular e a retirada das toxinas dos tecidos", explica a dermatologista Daniela Landim, da Sociedade Brasileira de Laser. Fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, quando há mais retenção de líquidos, tendem a piorar a situação. 



O combate ao problema conta, atualmente, com uma variedade de tratamentos estéticos que, para fazerem o efeito esperado, dependem de uma grande mudança de hábitos. "Alimentação balanceada, sem frituras e com muita água, e a prática de exercícios físicos, são fundamentais", afirma a dermatologista. A seguir, ela e outros especialistas dão receitas para combater à celulite - são soluções simples, que começam a mostrar resultados em duas semanas. 


Alimente-se adequadamente 

Alguns alimentos ajudam a desintoxicar o organismo - é o caso da maçã, rica em pectina, que neutraliza as toxinas presentes no organismo. Alimentos integrais, que têm muitas fibras, vitaminas do complexo B e minerais, também têm este efeito: eles aceleram a digestão do açúcar e não deixam o metabolismo entrar em marcha lenta. As folhas verde-escuras também melhoram a circulação e desintoxicam. O azeite de oliva, por sua vez, é anti-inflamatório e evita os edemas. Cuidar da alimentação é uma maneira de potencializar outros tratamentos e obter resultados mais rapidamente.   


Beba água 

A ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas, uma das responsáveis pela formação da celulite. Para que haja o efeito desejado, você precisa beber pelo menos dois litros de água, fracionados durante o dia. Outros líquidos, como sucos e isotônicos, também ajudam, mas é preciso ter cuidado com a quantidade de açúcar e calorias presentes nestas bebidas. 


Pratique exercícios físicos 

A celulite é reflexo de uma espécie de infarto dos vasos sanguíneos e linfáticos, causado por problemas circulatórios. Para melhorar o aspecto dos furinhos que você já tem, e evitar que novos apareçam, a atividade física é primordial. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.  


Drenagem linfática 

A drenagem ajuda a retirar as toxinas dos tecidos e melhorar a circulação. "Por atuar nessas duas frentes, o tratamento é tão eficaz", afirma a médica Daniela Landim. Quando as massagens são realizadas duas vezes por semana, os resultados surgem no dia seguinte: você sente mais vontade de ir ao banheiro e a retenção de líquidos desaparece. Associada a hábitos alimentares saudáveis, a drenagem mostra resultados na pele após quatro sessões. 


Massagem modeladora 

Esta técnica não é destinada especificamente para a celulite, e sim para a perda de medidas. Mas, por melhorar a circulação, pois há aumento do fluxo de sangue na região massageada, ela também diminui a celulite.


Cremes anticelulite e automassagem

Os cremes para celulite têm efeito muito sutil se usados isoladamente. Mas, se associados à automassagem, eles respondem com mais eficiência - o ativo mais recomendado pelos especialistas é a cafeína, que inibe ação de uma enzima que estoca gordura. 

A cosmetóloga Roseli Siqueira dá a dica: massageie as plantas dos pés com uma bolinha de tênis, pisando nela. "Isso ajuda muito no bombeamento do sangue. Outro exercício gostoso é a massagem das pernas com um pau de macarrão, sempre em sentido ascendente", afirma.  


Tratamentos estéticos 

A endermologia é uma técnica que, além de drenar, modela o corpo. Ela é realizada com uma máquina que faz palpação, rolamento e sucção sucessivamente e ajuda a eliminar o aspecto de casca de laranja. Existe também a associação deste aparelho ao laser, estimulando a formação de colágeno e deixando a pele mais firme. Existe também outras técnicas como ultrassom, que além do efeito do aparelho, pode ser associados com cosméticos e técnicas manuais. Esses métodos de tratamento para celulite são os mais comuns e mais eficazes, e sempre devem ser associados a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física.  


Mude seus hábitos

O excesso de salto alto, o sedentarismo e as profissões que exigem muito tempo em posição sentada prejudicam a circulação e predispõem ao aparecimento da celulite. "Intercale o salto com sapatos baixos, levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas, ande mais a pé, pare o carro numa vaga distante do seu trabalho. Com pouco esforço, você melhora sua circulação", afirma a dermatologista.


Quebre a tensão 

A cosmetóloga Roseli Siqueira aponta a quebra das tensões musculares como um método eficaz para melhorar a circulação. "Na Europa a maior novidade no tratamento da celulite é o desbloqueio dos pontos de tensão", diz a especialista. Então, tente relaxar seu corpo, aliviar as tensões. Fazer alongamentos e exercícios respiratórios profundos, todos os dias ao acordar, é a dica da especialista.





sábado, 11 de fevereiro de 2012

Argiloterapia

A argila era usada na antiguidade como agente de recuperação física no tratamento dos males do corpo. Há registros do uso da argila pelos egípcios, gregos e árabes.
Atualmente, a argila voltou a ser também bastante utilizada, tanto na forma de cataplasmas, como na forma de máscaras, muito utilizadas na cosmetologia para tratamentos de celulite, gordura localizada e flacidez.
Ela funciona como descongestionante, auxiliando na eliminação de líquidos e toxinas, além de possuir propriedades hidratantes e tensoras. A argila também é capaz de adsorver oleosidade, ou seja, o óleo da pele liga-se a ela e o composto pode ser removido. Ela funciona, igualmente, como remineralizante, ou seja, repõe os minerais que a pele pode ter perdido, e é amplamente empregada em tratamentos faciais de revitalização cutânea e acne.
Em tratamentos capilares, utiliza-se argila para tratar o couro cabeludo com excesso de oleosidade, caspa, seborréia. Nos procedimentos estéticos pós-cirurgia plástica, ela pode ser usada para promover a descongestão da região afetada.
A coloração da argila é determinada pela composição mineral da rocha de onde foi extraída. Em estética, a variedade verde - que contém magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio, sódio, enxofre e cálcio - é muito empregada.
Alguns fabricantes apresentam produtos com o nome fango ou lama, que são, na realidade, máscaras já prontas para utilização, feitas com argila. Normalmente, fango negro ou lama negra são feitos com argila retirada de regiões formadas por erupções vulcânicas.
O produto em pó pode ser misturado a géis ou loções com princípios ativos, o que vai potencializar o tratamento.
A argila é obtida a partir de fragmentos de rocha que são moídos, esterilizados e microprocessados, o que torna um pó bastante fino, facilitando seu uso na estética.


Kisses.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alimentos Anti-Rugas



Aí vai uma dica de alguns alimentos para serem incluídos na dieta, que além de manter a saúde, possuem substancias que mantêm a pele em dia.


PROTEINAS MAGRAS - Atum, Salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado
VITAMINA C - caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino, limão
VITAMINA A e E - cenoura, couve, espinafre, mamão, tomate, abóbora
ZINCO - avelã, amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar
SELENIO - nozes, salmão, arroz integral, frango, carne
SILÍCIO - aveia ,cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana,
alho, alcachofras, Alho porro, Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara,
COBRE - fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia
Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas - abacaxi


EVITAR- fumo, álcool e ingestão de gordura saturada

*A gelatina tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele, considerando que a maior parte da proteína ingerida vai para as cartilagens e não para a pele.
*Vale lembrar que tudo que é em excesso faz mal, inclusive vitamina A, C e E, que deixa a pele grossa e amarelada.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Shiatsu


O shiatsu é comumente definido como uma “massagem oriental”. Mas na realidade é muito mais do que uma simples massagem. É uma terapia do reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são efetuadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano.
É de fato usado por profissionais de saúde para curar doenças – normalmente em combinação com outras terapias orientais. Para curar doenças, porém, o shiatsu sozinho é uma técnica limitada. É mais útil para levantar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças. É uma técnica mais preventiva do que curativa.

É verdade que o shiatsu alivia dores no corpo e dá conta de pequenos distúrbios orgânicos. Mas o grande potencial do shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo. E o corpo não é só corpo. O corpo armazena emoções, sentimentos, reflete nosso estado mental. No corpo, por entre seus músculos e nervos, está inscrito um pouco de nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contas histórias nem sempre exatas. O corpo não mente, e também não esquece.

O melhor shiatsu é simples. E nessa simplicidade ele é maravilhoso. Não há necessidade de se falar de pontos mirabolantes que curam todo tipo de doenças. Esse é um enfoque superficial, comercial. A idéia de que seja possível curar doenças pressionando um ou dois pontos pressionando um ou dois pontos do corpo não é simples – é simplista, falsa. Qualquer pessoa que trabalhe seriamente com as técnicas orientais de saúde sabe disso.
No shiatsu o praticante precisa estar consciente tanto de sua própria respiração quanto da paciente. Ela deve se manter fluida. A melhor pressão é efetuada enquanto o paciente exala, principalmente quando trabalhamos as costas, o tórax e o abdômen. O próprio praticante muitas vezes exala conscientemente enquanto pressiona. O sentido de equilíbrio é também muito importante. O praticante se move com harmonia. Todos os toques e pressões devem ser feitos com consciência, e sempre partindo do seu centro interno. “Um mestre transmite energia ki de seu hara (centro), em um estado de completo relaxamento” (Shizuto Masunaga).

O que caracteriza uma técnica não são as manobras utilizadas, mas a essência, a proposta do trabalho. Conscientemente ou não, muitas técnicas terapêuticas ocidentais valem-se, à sua maneira, do sistema energético do corpo conhecido dos orientais a milhares de anos. Durante uma aplicação de shiatsu podem ocorrer erupções emocionais, mas como uma necessidade natural do paciente naquele momento – não são nem provocadas nem necessárias à eficácia do trabalho. Perspectivas diversas não se invalidam umas às outras. Técnicas diferentes atuam por caminhos diferentes – e são adequadas a pessoas diferentes.

Beijocas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Melanoma Cutâneo


Gente, resolvi postar esse texto que eu mesma montei para um trabalho durante a faculdade, porque acho um assunto muito importante para todos conhecerem. Melanoma é uma lesão séria, que as pessoas não levam a sério, e que tem que ser observado. E além do mais, é muito mais comum que se imagina (eu mesmo tenho) e, se diagnosticado precocemente, é de fácil retirada.


O melanoma cutâneo é um tumor maligno decorrente da transformação atípica dos melanócitos, geralmente no nível da junção dermoepidérmica. Apesa de representar somente 4% dos tumores malignos cutâneos, caracteriza-se por ter elevada morbidade e mortalidade, sendo responsável por 75% das mortes causadas pelos tumores cutâneos.
O melanona cutâneo é o mais frequente nas pessoas de pele clara que tem dificuldade em bronzearem-se e que se expõem ao sol de modo inadequado, ou que têm história familiar de melanoma e precursores, com os nevos atípicos e nevos congênitos.
O principalm fator de risco para melanoma cutâneo é a etinia. São considerados fatores de risco:
* Tipos de pele I e II da classificação de Fitzpatrick e Path
* Olhos e cabelos claros; pessoas com maior tendência a se queimarar que a se bronzear;
* História pregressa de hiperexposição solar
* Presença de múltiplos nevos melanocíticos, nevo atípico ou displásico, além da presença de lentigos solares e alterações actínicas importantes na pele
* História prévia de melanoma ou qualquer outro tipo de câncer de pele assim como antecedente familiar de melanoma. 


CLASSIFICAÇÃO
- Melanoma disseminativo superficial
O melanoma disseminativo superficial constitui a variante clinica mais freqüente entre os indivíduos de pele clara. Apresenta uma fase inicial de crescimento radial ou horizontal, que pode estar confinada somente à epiderme. Após um tempo, que pode varias de 1 a 5 anos, o melanoma disseminativo superficial pode permanecer como tal ou apresentar um fase de invasão na derme ou de crescimento vertical clinicamente denominada melanoma disseminativo superficial com componente nodular. Nessa fase, pode provocar metástases, tanto pela drenagem linfática, quanto por via sanguínea. Localiza-se, preferencialmente, no tronco (dorso) dos doentes do sexo masculino e nos membros inferiores (penas) do sexo feminino. A idade média é de 40 anos de idade. Caracteriza-se clinicamente pela regra do 

ABCD:
A. Lesões com crescimento assimétrico; 
B.Lesões com bordas geográficas ligeiramente elevadas, arciformes, cujas margens são denteadas e irregulares, de superfície discretamente elevada; 
C.Lesões de coloração variável, desde marrom, negra, acastanhada, rósea, cinza e branca(sinal de regreção); 
D.Lesões com diâmetro maior que 6mm. 

-Melanoma nodular
O melanoma nodular é o segundo tipo clinico mais comum de melanoma nos indivíduos caucasianos( 10 a 15%). As localizações mais frequentes são: no tronco, na cabeça e no pescoço. Caracteriza-se por uma evolução rápida de 6 a 8 meses. Por não apresentar a fase de crescimento radial detectável inicialmente, já cresce invadindo a derme. É mais comum iniciar-se na pele aparentemente normal. Clinicamente, mede de 1 a 2 cm e é elevado em toda sua extensão. A cor é escura ou acinzentada. 

- Melanoma acral lentiginoso
O melanoma acral lentiginoso é o tipo de melanoma menos freqüente nos indivíduos de pele clara ( 2 a 8%). Porém, é o tipo mais comum nos indivíduos de pele escura. Localiza-se nas regiões palmares, plantares e subungueais, apresentando assimetria, cor geralemente marrom-escura ou preto-azulado, menos variada que os outros tipos. 

-Lentigo maligno-melanoma
É uma forma distinta de melanoma cutâneo devido a sua aparência clinica, localização anatômica, evolução lenta e tendência a aparecer tardiamente. Localiza-se geralmente na pele fotoexposta da face e na pele do pescoço e dos antebraços; as regiões malares e o dorso do nariz são as mais freqüentemente acometidas . Inicialmente, e por tempo prolongado que pode chegar a vários anos, apresenta-se como uma mancha de cor parda, variando até o marrom mais escuro, que pode medir de 1 a mais de 10 cm e que cresce lentamente. 

DIAGNÓSTICO
A dematoscopia, técnica da microscopia de superfície ou microscopia por piluminessência, convencional ou digital, surgiu para o auxilio da difícil tarefa do diagnostico clinico das lesões melanocíticas, consistindo em sistemas de lente de aumento que, em combinação com óleo de imersão sobre a lesão a ser estudada, permite a visualização da pele até a junção dermoepidérmica, possibilitando a correlação entre estruturas morfológicas e lesões pigmentadas e suas características histológicas. 

Biópsia
Toda lesão suspeita de melanoma deve ser biopsiada. Uma biópsia efetuada corretamente é fundamental para o diagnostico do melanoma. 


Venho dizer de novo, se você tem uma 'pinta', que cresce a cada vez que toma sol, incomoda, e/ou se caracteriza por alguma das características do teste ABCD, procure um dermatologista para diagnosticar e cuidar, nem toda 'pinta' é realmente uma pinta.

Beijos

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Talassoterapia


 “Os antigos gregos já conheciam essa metodologia medicinal. A talassoterapia - thalassa, 'mar', e terapia, 'cura' -, mesmo sem ser conhecida por este nome, já era praticada há pelo menos 4000 anos a.C. pelos chineses, que retiravam das algas vermelhas substâncias com poderes curativos.”. Só algum tempo depois que romanos e gregos conheceram o potencial das águas do mar. 
A talassoterapia é bastante eficaz em tratamentos estéticos, como no combate á celulite, por exemplo. Por ser um tratamento abundante em oligoelementos e íons, se torna eficaz na intensificação do metabolismo humano, atuando como antiinflamatório, bactericida, laxativo e desintoxicante no organismo. A transferência de íons entre a água e o corpo estimula a drenagem linfática, facilitando a liberação de impurezas, gordura e radicais livres, que provocam o inchaço e a celulite. 
Na questão do bem-estar as possibilidades são variadas, e incluem alívio de stress e cura de artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia, entre outras doenças. O cliente é acomodado em uma banheira preparada com diversos elementos que simulam o ambiente marinho, como água de ozônio (referente à brisa do mar) e uma série de sais marinhos. “Jatos de água e ar são localizados de forma a atingir 96 pontos de energia do corpo, ao longo de 30 minutos. Este processo visa acalmar a pessoa e se aliar aos tratamentos convencionais, contribuindo para o restabelecimento da saúde do paciente”, 

BENEFÍCIOS GERAIS DA TALASSOTERAPIA 
- Aumento da permeabilidade cutânea; 
- As suas características iónicas facilitam a penetração dos compostos cosméticos ao se realizarem os tratamentos; 
- Regula as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino por ação catalética como cofator enzimático; 
- Relaxa a musculatura tensa e crispada, transmitindo um aspecto descansado à pele; 
- Tende a normalizar a secreção seborreia; 
- Reduz a hiperidrose (transpiração excessiva, inclusive nos pés); 
- Promove uma remineralização orgânica; 
- Ativa o metabolismo;
 - Estimula a circulação sanguínea.

INDICAÇÕES DA TALASSOTERAPIA 
- Problemas reumáticos - Diminui a dor e interrompe a evolução de outros transtornos. No caso de artrites e artroses que não estejam muito avançados, a aço da água do mar pode interromper o seu avanço a longo prazo, principalmente se a terapia for acompanhada de uma alimentação adequada e melhores hábitos de vida. 
- Traumatismo circulatório - Principalmente nas pernas. Por ser tonificante e anti-inflamatória, a água do mar estimula a circulação, e elimina a sensação de fadiga. 
- Enfermidades cutâneas - O poder desinfectante do iodo destrói os germes da pele, beneficiando principalmente acnes, furúnculos e outras afecções da pele. Ajuda no processo de emagrecimento e colabora na redução da celulite, quando acompanhada de alimentação equilibrada e actividades físicas. 
- Stress e fadiga - A ginástica aquática, com relaxamento e alimentação balanceada, ajuda na liberação do estresse e na recuperação do ritmo pessoal. 
- Afecções respiratórias - Os sais marinhos descongestionam e desinflamam a mucosa nasal. 

DURAÇÃO DO TRATAMENTO 
Não existem respostas exactas para a duração dos tratamentos, pois eles são adaptados a cada caso. Em situações de cura de um determinado problema o tempo mínimo são seis dias e o ideal são 12 dias, usualmente duas vezes por ano. O programa terapêutico envolve tratamentos sequenciais diários ou bidiários. No entanto, se o objectivo for uma actividade de manutenção, deverá fazer-se bi ou trimestralmente, por períodos de 30 a 45 dias, três a quatro vezes por ano», afirma António Ramos.

ALGUMAS CONTRA-INDICAÇÕES À TALASSOTERAPIA 
Existem algumas contra-indicações, tais como: 
Problemas cardiovasculares: As grandes perturbações do ritmo cardíaco, a insuficiência coronária evidente e não estabilizada, as grandes hipertensões. 
Dermatológicas: Em caso de dermatose inflamatória resultante ou infectada por exemplo, os tecidos não devem ser postos na água do mar quente porque esta água iria corroer as feridas e impediria a cicatrização. 
As psicoses, uma vez que as pessoas que sofrem desta perturbações apresentam dificuldades de adaptação. Não acontece o mesmo para os estados nevríticos, sendo estes muito numerosos (angústia, depressão, etc.) que pelo contrário encontram uma excelente indicação na talassoterapia.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cromoterapia

O tratamento pela cor já era utilizado desde as civilizações antigas, quando os arquitetos construíam templos de forma que os raios solares refratassem as cores do arco-íris. Desde então, as cores eram empregadas nos tratamentos de saúde, demonstrando efeitos terapêuticos no organismo.
A cromoterapia tem como principal finalidade restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, por meio da ação da cor sobre o campo elétrico.
Assim, independentemente da crença, há alteração vibratória de acordo com o raio de cor aplicado, pois esse efeito também é observado nos testes com animais.
Na estética, a valorização das cores é aplicada tanto na decoração das cabines como nos acessórios utilizados durante os tratamentos.
Com o objetivo de diferenciar os atendimentos em cabine, o profissional da estética tem empregado amplamente alguns recursos terapêuticos como a cromoterapia e aromaterapia.
Além disso, é importante observar que as pessoas buscam cada vez mais os tratamentos naturais e complementares com o intuito de relaxar e renovar as energias, aumentando a auto-estima e favorecendo o bem-estar.
As empresas que desenvolvem cosméticos também então aderindo ao poder das cores e lançando cosmecêuticos coloridos não só com o objetivo de divulgação e propaganda, mas também preocupando-se com os fins terapêuticos promovidos pelas vibrações das cores.
A cromoterapia pode ser utilizada na estética por meio na estética por meio de pedras, sachês, cosméticos, efeito de luz localizado e também como iluminação ambiente.

Cores e suas finalidades

Vermelho- Restaurador, estimulante e metabolizador
Laranja - Regenerador, energizador, estimulante e vivificador
Amarelo - Energizador e fortalecedor
Verde - Anti-séptico e relaxante
Azul - Sedativo e regenerador
Indigo - Relaxante e adstringente
Violeta - Estimulante e bactericida
Rosa - Acelerador e harmonizador