sábado, 4 de fevereiro de 2012

Talassoterapia


 “Os antigos gregos já conheciam essa metodologia medicinal. A talassoterapia - thalassa, 'mar', e terapia, 'cura' -, mesmo sem ser conhecida por este nome, já era praticada há pelo menos 4000 anos a.C. pelos chineses, que retiravam das algas vermelhas substâncias com poderes curativos.”. Só algum tempo depois que romanos e gregos conheceram o potencial das águas do mar. 
A talassoterapia é bastante eficaz em tratamentos estéticos, como no combate á celulite, por exemplo. Por ser um tratamento abundante em oligoelementos e íons, se torna eficaz na intensificação do metabolismo humano, atuando como antiinflamatório, bactericida, laxativo e desintoxicante no organismo. A transferência de íons entre a água e o corpo estimula a drenagem linfática, facilitando a liberação de impurezas, gordura e radicais livres, que provocam o inchaço e a celulite. 
Na questão do bem-estar as possibilidades são variadas, e incluem alívio de stress e cura de artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia, entre outras doenças. O cliente é acomodado em uma banheira preparada com diversos elementos que simulam o ambiente marinho, como água de ozônio (referente à brisa do mar) e uma série de sais marinhos. “Jatos de água e ar são localizados de forma a atingir 96 pontos de energia do corpo, ao longo de 30 minutos. Este processo visa acalmar a pessoa e se aliar aos tratamentos convencionais, contribuindo para o restabelecimento da saúde do paciente”, 

BENEFÍCIOS GERAIS DA TALASSOTERAPIA 
- Aumento da permeabilidade cutânea; 
- As suas características iónicas facilitam a penetração dos compostos cosméticos ao se realizarem os tratamentos; 
- Regula as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino por ação catalética como cofator enzimático; 
- Relaxa a musculatura tensa e crispada, transmitindo um aspecto descansado à pele; 
- Tende a normalizar a secreção seborreia; 
- Reduz a hiperidrose (transpiração excessiva, inclusive nos pés); 
- Promove uma remineralização orgânica; 
- Ativa o metabolismo;
 - Estimula a circulação sanguínea.

INDICAÇÕES DA TALASSOTERAPIA 
- Problemas reumáticos - Diminui a dor e interrompe a evolução de outros transtornos. No caso de artrites e artroses que não estejam muito avançados, a aço da água do mar pode interromper o seu avanço a longo prazo, principalmente se a terapia for acompanhada de uma alimentação adequada e melhores hábitos de vida. 
- Traumatismo circulatório - Principalmente nas pernas. Por ser tonificante e anti-inflamatória, a água do mar estimula a circulação, e elimina a sensação de fadiga. 
- Enfermidades cutâneas - O poder desinfectante do iodo destrói os germes da pele, beneficiando principalmente acnes, furúnculos e outras afecções da pele. Ajuda no processo de emagrecimento e colabora na redução da celulite, quando acompanhada de alimentação equilibrada e actividades físicas. 
- Stress e fadiga - A ginástica aquática, com relaxamento e alimentação balanceada, ajuda na liberação do estresse e na recuperação do ritmo pessoal. 
- Afecções respiratórias - Os sais marinhos descongestionam e desinflamam a mucosa nasal. 

DURAÇÃO DO TRATAMENTO 
Não existem respostas exactas para a duração dos tratamentos, pois eles são adaptados a cada caso. Em situações de cura de um determinado problema o tempo mínimo são seis dias e o ideal são 12 dias, usualmente duas vezes por ano. O programa terapêutico envolve tratamentos sequenciais diários ou bidiários. No entanto, se o objectivo for uma actividade de manutenção, deverá fazer-se bi ou trimestralmente, por períodos de 30 a 45 dias, três a quatro vezes por ano», afirma António Ramos.

ALGUMAS CONTRA-INDICAÇÕES À TALASSOTERAPIA 
Existem algumas contra-indicações, tais como: 
Problemas cardiovasculares: As grandes perturbações do ritmo cardíaco, a insuficiência coronária evidente e não estabilizada, as grandes hipertensões. 
Dermatológicas: Em caso de dermatose inflamatória resultante ou infectada por exemplo, os tecidos não devem ser postos na água do mar quente porque esta água iria corroer as feridas e impediria a cicatrização. 
As psicoses, uma vez que as pessoas que sofrem desta perturbações apresentam dificuldades de adaptação. Não acontece o mesmo para os estados nevríticos, sendo estes muito numerosos (angústia, depressão, etc.) que pelo contrário encontram uma excelente indicação na talassoterapia.