sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cromoterapia

O tratamento pela cor já era utilizado desde as civilizações antigas, quando os arquitetos construíam templos de forma que os raios solares refratassem as cores do arco-íris. Desde então, as cores eram empregadas nos tratamentos de saúde, demonstrando efeitos terapêuticos no organismo.
A cromoterapia tem como principal finalidade restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, por meio da ação da cor sobre o campo elétrico.
Assim, independentemente da crença, há alteração vibratória de acordo com o raio de cor aplicado, pois esse efeito também é observado nos testes com animais.
Na estética, a valorização das cores é aplicada tanto na decoração das cabines como nos acessórios utilizados durante os tratamentos.
Com o objetivo de diferenciar os atendimentos em cabine, o profissional da estética tem empregado amplamente alguns recursos terapêuticos como a cromoterapia e aromaterapia.
Além disso, é importante observar que as pessoas buscam cada vez mais os tratamentos naturais e complementares com o intuito de relaxar e renovar as energias, aumentando a auto-estima e favorecendo o bem-estar.
As empresas que desenvolvem cosméticos também então aderindo ao poder das cores e lançando cosmecêuticos coloridos não só com o objetivo de divulgação e propaganda, mas também preocupando-se com os fins terapêuticos promovidos pelas vibrações das cores.
A cromoterapia pode ser utilizada na estética por meio na estética por meio de pedras, sachês, cosméticos, efeito de luz localizado e também como iluminação ambiente.

Cores e suas finalidades

Vermelho- Restaurador, estimulante e metabolizador
Laranja - Regenerador, energizador, estimulante e vivificador
Amarelo - Energizador e fortalecedor
Verde - Anti-séptico e relaxante
Azul - Sedativo e regenerador
Indigo - Relaxante e adstringente
Violeta - Estimulante e bactericida
Rosa - Acelerador e harmonizador