domingo, 5 de fevereiro de 2012

Melanoma Cutâneo


Gente, resolvi postar esse texto que eu mesma montei para um trabalho durante a faculdade, porque acho um assunto muito importante para todos conhecerem. Melanoma é uma lesão séria, que as pessoas não levam a sério, e que tem que ser observado. E além do mais, é muito mais comum que se imagina (eu mesmo tenho) e, se diagnosticado precocemente, é de fácil retirada.


O melanoma cutâneo é um tumor maligno decorrente da transformação atípica dos melanócitos, geralmente no nível da junção dermoepidérmica. Apesa de representar somente 4% dos tumores malignos cutâneos, caracteriza-se por ter elevada morbidade e mortalidade, sendo responsável por 75% das mortes causadas pelos tumores cutâneos.
O melanona cutâneo é o mais frequente nas pessoas de pele clara que tem dificuldade em bronzearem-se e que se expõem ao sol de modo inadequado, ou que têm história familiar de melanoma e precursores, com os nevos atípicos e nevos congênitos.
O principalm fator de risco para melanoma cutâneo é a etinia. São considerados fatores de risco:
* Tipos de pele I e II da classificação de Fitzpatrick e Path
* Olhos e cabelos claros; pessoas com maior tendência a se queimarar que a se bronzear;
* História pregressa de hiperexposição solar
* Presença de múltiplos nevos melanocíticos, nevo atípico ou displásico, além da presença de lentigos solares e alterações actínicas importantes na pele
* História prévia de melanoma ou qualquer outro tipo de câncer de pele assim como antecedente familiar de melanoma. 


CLASSIFICAÇÃO
- Melanoma disseminativo superficial
O melanoma disseminativo superficial constitui a variante clinica mais freqüente entre os indivíduos de pele clara. Apresenta uma fase inicial de crescimento radial ou horizontal, que pode estar confinada somente à epiderme. Após um tempo, que pode varias de 1 a 5 anos, o melanoma disseminativo superficial pode permanecer como tal ou apresentar um fase de invasão na derme ou de crescimento vertical clinicamente denominada melanoma disseminativo superficial com componente nodular. Nessa fase, pode provocar metástases, tanto pela drenagem linfática, quanto por via sanguínea. Localiza-se, preferencialmente, no tronco (dorso) dos doentes do sexo masculino e nos membros inferiores (penas) do sexo feminino. A idade média é de 40 anos de idade. Caracteriza-se clinicamente pela regra do 

ABCD:
A. Lesões com crescimento assimétrico; 
B.Lesões com bordas geográficas ligeiramente elevadas, arciformes, cujas margens são denteadas e irregulares, de superfície discretamente elevada; 
C.Lesões de coloração variável, desde marrom, negra, acastanhada, rósea, cinza e branca(sinal de regreção); 
D.Lesões com diâmetro maior que 6mm. 

-Melanoma nodular
O melanoma nodular é o segundo tipo clinico mais comum de melanoma nos indivíduos caucasianos( 10 a 15%). As localizações mais frequentes são: no tronco, na cabeça e no pescoço. Caracteriza-se por uma evolução rápida de 6 a 8 meses. Por não apresentar a fase de crescimento radial detectável inicialmente, já cresce invadindo a derme. É mais comum iniciar-se na pele aparentemente normal. Clinicamente, mede de 1 a 2 cm e é elevado em toda sua extensão. A cor é escura ou acinzentada. 

- Melanoma acral lentiginoso
O melanoma acral lentiginoso é o tipo de melanoma menos freqüente nos indivíduos de pele clara ( 2 a 8%). Porém, é o tipo mais comum nos indivíduos de pele escura. Localiza-se nas regiões palmares, plantares e subungueais, apresentando assimetria, cor geralemente marrom-escura ou preto-azulado, menos variada que os outros tipos. 

-Lentigo maligno-melanoma
É uma forma distinta de melanoma cutâneo devido a sua aparência clinica, localização anatômica, evolução lenta e tendência a aparecer tardiamente. Localiza-se geralmente na pele fotoexposta da face e na pele do pescoço e dos antebraços; as regiões malares e o dorso do nariz são as mais freqüentemente acometidas . Inicialmente, e por tempo prolongado que pode chegar a vários anos, apresenta-se como uma mancha de cor parda, variando até o marrom mais escuro, que pode medir de 1 a mais de 10 cm e que cresce lentamente. 

DIAGNÓSTICO
A dematoscopia, técnica da microscopia de superfície ou microscopia por piluminessência, convencional ou digital, surgiu para o auxilio da difícil tarefa do diagnostico clinico das lesões melanocíticas, consistindo em sistemas de lente de aumento que, em combinação com óleo de imersão sobre a lesão a ser estudada, permite a visualização da pele até a junção dermoepidérmica, possibilitando a correlação entre estruturas morfológicas e lesões pigmentadas e suas características histológicas. 

Biópsia
Toda lesão suspeita de melanoma deve ser biopsiada. Uma biópsia efetuada corretamente é fundamental para o diagnostico do melanoma. 


Venho dizer de novo, se você tem uma 'pinta', que cresce a cada vez que toma sol, incomoda, e/ou se caracteriza por alguma das características do teste ABCD, procure um dermatologista para diagnosticar e cuidar, nem toda 'pinta' é realmente uma pinta.

Beijos