terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hidroterapia na Estética

A palavra hidroterapia deriva dos termos gregos hydro - que significa água, líquido - e therapia - que quer dizer tratamento, terapêutica. Assim, o sentido de "hidroterapia" remete ao tratamento feito com a água em seus diversos estados (sólido, líquido e gasoso).

História

Sabe-se que desde a antiguidade a água já era muito utilizada com diversas finalidades, sendo inclusive empregada para higiene pessoal e fins terapêuticos.
Em relatos egípcios, romanos e gregos, por exemplo, imagens de diferentes épocas mostram a evolução dos rituais relacionados aos banhos. Em algumas dessas culturas, havia o hábito de lavar-se diversas vezes ao dia, de banhar-se em águas sulfurosas para repor energias e de sentar-se sob cascatas para que a água, caindo sobre as costas, realizasse uma espécie de massagem.


Efeitos Fisiológicos da Água

Água quente, no estado líquido ou gasoso:

  • vasodilatação;
  • facilita a eliminação do toxinas;
  • auxilia o relaxamento muscular;
  • diminui a resistência de tecidos;
  • melhora a circulação;
  • melhora a oxigenação e a nutrição dos tecidos.

Água fria, no estado sólido ou líquido:


  • vasoconstrição;
  • diminuição de edemas causados por traumas;
  • aumento da resistência dos tecidos;
  • diminui a circulação.

Formas de Uso da Água na Estética

Hidromassagem
É a imersão do corpo ou parte dele em uma banheira com água que contém jatos de ar. Esses jatos, ao serem liberados, promovem massagem corporal global ou local, por meio das diferentes pressões da água. A hidromassagem pode ser associada a cromoterapia, aromaterapia e fitoterapia. Promove relaxamento muscular, diminuição de dores e tensões e alívio do estresse diário.

Ofurô
De origem japonesa, essa técnica constitui-se em imersão do corpo por longo período em água quente, com finalidade de proporcionar bem-estar, relaxamento e prazer corporal e espiritual.
a palavra furo quer dizer banho doméstico. Antigamente, a banheira era revestida internamente por madeira, sendo separada dos outros cômodos e instalada em um belo e simples jardim. Atualmente, ela é composta de diversos tipos de madeira e rodeada por jardins mais sofisticados. O ofurô pode ser encontrado em spas e clínicas de estética mais elegantes. Devido à difícil higienização dos ofurôs de madeira, hoje em dia muitos são feitos de plástico ou fibra de vidro.

Escalda-pés
Terapia antiga, na qual os pés são mergulhados em bacias de água morna, onde se colocam sais e essências. O principal objetivo é relaxar. A técnica ajuda a aliviar tensões, dores provenientes de sapatos apertados, salto alto, calosidades, etc.
A aromaterapia, cromoterapia e fitoterapia são quase sempre associadas aos tratamentos hidroterápicos.

Kisses.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Gostei muito da matéria sobre Hidroterapia como estudo estética ela é muito válida pra mim...
    Um Abraço

    ResponderExcluir