segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Acne

A acne é uma das doenças da pele mais freqüentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes.

É uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea).
As lesões surgem na puberdade e acometem ambos os sexos, tendo um maior pico de incidência dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e dos 16 aos 19 anos nos homens.
Caracteriza-se por comedões (cravos), pápulas, pústulas e nas formas mais graves, por abscessos, cistos e cicatrizes em graus variáveis.
Atinge principalmente as seguintes áreas do corpo: face, região anterior e posterior do tórax. Estas partes do corpo são áreas ricas em glândulas sebáceas.


Como é o comportamento da acne?
Em alguns casos, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis e assim permanecem por toda adolescência.
Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais.
Existem também casos em que as lesões podem ser tão extensas, que precisam obrigatoriamente de cuidados médicos, pela sua gravidade.


Quais são as causas da acne?


Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:
Genético ou hereditário: pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento da acne em algumas pessoas mais que em outras.
Hormônios: os andrógenos regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, a produção desses hormônios aumenta e, com ela, a produção de sebo, contribuindo para o surgimento da acne.
Aumento da atividade das glândulas sebáceas: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne freqüentemente têm uma pele oleosa. Além disso, também pode haver diferença na composição desse sebo com a presença de elementos mais irritantes para a pele.
Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um tampão nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado, e a conseqüente formação dos comedões (cravos). 


Proliferação e ação das bactérias: as bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pús. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P.acnes). Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne. 

Algo pode ser feito a respeito da acne?
Acne é uma condição da pele comum, que acomete várias pessoas, num grau variável e por um período variável, predomina na adolescência, podendo também estar presente na idade adulta.
Não pense que por ser comum, o tratamento da acne é desnecessário. Esperar a "resolução espontânea" da acne pode ser um erro, uma vez que com o tratamento pode-se obter uma melhora mais rápida da aparência e prevenir-se do surgimento das cicatrizes.
Embora muitos médicos tenham uma experiência razoável no tratamento da acne, o DERMATOLOGISTA é aquele que tem o maior preparo para conduzir o tratamento de todas as variantes desta doença.
Tratamentos com um Esteticista são geralmente indicados, com uso de cosméticos, eletroterapia, etc, e trazem um resultado muito satisfatório.
E lembrem-se, antes de ingerir medicamentos fortes, como Roacutan, consulte uma segunda ou terceira opinião, porque muitos dos casos indicados são reversíveis sem o uso do medicamento.




Kisses.






Nenhum comentário:

Postar um comentário