domingo, 22 de janeiro de 2012

Eletrolipoforese



A eletrolipoforese é a aplicação de corrente de baixa intensidade e baixa freqüência (microcorrente específica) que atua no tecido adiposo, produzindo sua destruição e favorecendo sua eliminação.A corrente elétrica (campo eletro magnético) faz modificações no meio intersticial favorecendo as trocas metabólicas e auxiliando na lipólise. 

Os efeitos fisiológicos são os efeitos joule, efeito eletrolítico, estimulo circulatório, efeito neuro-hormonal. 

O efeito joule é a corrente circulando por um condutor realizando um trabalho que produz calor na região, fazendo vasodilatação e aumentando o metabolismo. 

O efeito eletrolítico é quando a corrente elétrica induz um movimento iônico que provoca modificações na polaridade da membrana celular com isso tem maior consumo de energia a nível celular. 
O estimulo circulatório é a passagem da corrente que promove a ativação da microcirculação, favorecendo a drenagem linfática e a circulação sanguínea. 
Eleito neuro-hormonal e quando a passagem da corrente promove uma estimulação artificial do sistema nervoso simpático com isso tem a liberação de catecolaminas, aumento do AMP cíclico, aumento da hidrolise de triglicerídeos. 
O estimulo circulatório mais o estimulo da lipólise fazem mudanças estruturais, redução do tamanho e alteração no formato dos adipócitos. 

EFEITOS TERAPEUTICOS 
Melhora da vascularização e drenagem linfática tecido; melhora qualidade e no aspecto do tecido; diminuição na espessura do tecido adiposo; redução de medidas. 

INDICAÇÕES 
Celulite e gordura localizada. 

CONTRA-INDICAÇÕES 
Alterações dermatológicas na região a ser tratada; medicações com anticoagulante; distúrbios renais; marcapasso; distúrbios circulatórios; gestante; neoplasia. 

TÉCNICAS DE APLICAÇÃO: 
Eletrodo (placa de silicone ou agulhas) distancia de 5 cm entre as placas. Pólo positivo paralelo ao pólo negativo para fechar campo. 

Um comentário:

  1. obrigada. Estou no 5° semestre de Estética e Cosmética, estudando para as provas. E sua explicação ajudou muito!!
    Gratidão <3

    ResponderExcluir