domingo, 22 de janeiro de 2012

Crioterapia


Crioterapia é um tratamento indicado para gordura localizada e flacidez. O método foi criado na França e consiste, basicamente, na aplicação de um produto crioterápico (líquido ou gel) no local em que se quer a redução de gordura. Consiste em resfriar o local, para que haja vasoconstrição e redução de temperatura.
Produz, localmente, uma reação termodinâmica provocada pela combustão dos lipídios. Ao aplicar diretamente o frio à pele, os vasos cutâneos se contraem cada vez mais, até chegarem à máxima vasoconstrição, provocando a redução da temperatura do corpo (de 36,5°C para 30°C). Esta diminuição acarreta uma reação defensiva local (termogênica), dada pela vasodilatação profunda (compensadora da vasoconstrição periférica), provocando, assim, a aceleração do metabolismo local.
- Vasoconstrição periférica: efeito direto sobre os termoreceptores cutâneos que, assimilando a queda da temperatura, levarão aos vasos uma informação para evitar a perda de calor, o que representa prejuízo para atividade celular.
- Vasodilatação profunda: conseqüência do que ocorre superficialmente, pois tende, através da dilatação dos vasos mais calibrosos, a compensar a baixa temperatura dos tecidos, para manter a homeostase (equilíbrio) corporal.
A energia utilizada pelo nosso organismo, em grande parte, é oriunda de degradação da glicose. Nessa tentativa de compensar o diferencial calórico, é utilizado o nível da glicose plasmática (obviamente, não em sua totalidade) e, quando os níveis estiverem em queda, os mecanismos de regulação endócrina da glicemia se encarregarão de mobilizar as reservas calóricas (gordura).
 A crioterapia deve ser utilizada em dias alternados. Desta forma, deve-se fazê-la apenas de 2 a 3 vezes por semana. São necessárias, no mínimo, 10 sessões para que se observem os resultados iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário