sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tratamento Estético para Gestantes

A gestação é uma fase de grandes modificações na mulher, tanto físicas como psicológicas, e4m que o organismo passa por mudanças em praticamente todos os sistemas.
Na área da estética e cosmetologia há muitos recursos que podem ser utilizados para ajudar a mulher a viver essa fase da vida com saúde e beleza.
Um programa de acompanhamento bem elaborado, fundamentado em conhecimentos científicos e realizado em parceria com o médico, pode proporcionar à gestante uma excelente qualidade de vida, tornando-a mais disposta para as atividades diárias, mantendo-a saudável e ainda mais bonita.

Alterações no Corpo da Gestante.
A maioria das mudanças no corpo feminino ocorre em função de alterações hormonais caracterizadas por grande elevação nos níveis de estrogênio, progesterona, beta-HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente o funcionamento do organismo.
Ocorrem ainda alterações do metabolismo proteico, lipídico e glicídico, aumentando o débito cardíaco, da volemia, da pressão arterial, alterações na dinâmica respiratória e no apetite.
Na verdade, são essas alterações que fornecem à mulher suporte para a sobrecarga de gerar e carregar um novo organismo.
Com relação à pele, ainda que se desconheçam os efeitos precisos que os hormônios exercem sobre ela, acredita-se que eles sejam os responsáveis por muitas alterações cutâneas observadas durante a gravidez e que geram um grau significativo de ansiedade na futura mãe.
O cuidado com a aparência e o corpo tem merecido cada vez mais atenção da mulher, quer por necessidade pessoal, quer por pressão do meio em que vive. A mulher grávida não foge a essa regra, necessitando de cuidados especiais com o corpo e a pele.
Entretanto, quando a mulher grávida procura algum tipo de tratamento preventivo para algumas alterações, muitos médicos ainda hesitam em virtude da maioria dos medicamentos não serem indicados para uso durante a gravidez.
Se a mulher for orientada desde o início da gestação a utilizar produtos cosméticos adequados para seu tipo de pele, fotoprotetor diário e cremes hidratante especiais, ela pode prevenir algumas alterações como acne, melasma e, segundo alguns autores, estrias.
Outra alteração na mulher grávida é o aumento considerável de água no compartimento extracelular, fato que aumenta a hidratação na pele, incluindo a camada córnea, o que diminui a absorção transdérmica de substâncias lipossolúveis. Dessa forma, os hidratantes podem e devem ser utilizados durante a gravidez.

Edema e drenagem linfática manual.
Ainda com relação ao aumento de água no compartimento extracelular, fato decorrente das alterações hormonais, o edema periférico é uma das manifestações mais comuns e duráveis na gestante. Sua etiologia inclui a retenção de sódio e água, além de alterações circulatórias causadas pelo útero gravídico sobre a circulação da veia cava inferior.
O edema provocado por retenção hídrica, principalmente nos membros inferiores, é um dos principais transtornos e desconfortos enfrentados pela gestante ao longo doas 40 semanas de gravidez. A partir do segundo trimestre da gravidez, em parceria com o obstetra, o profissional de estética pode iniciar sessões de drenagem linfática manual na gestante, visando diminuir o desconforto promovido pelo edema.
A principal função da drenagem linfática manual é a eliminação de líquidos, com a consequente diminuição do edema. Além disso, a drenagem consiste em um processo de massagem realizada em ritmo muito lento, com pressão suave, o que a torna altamente relaxante.
Dessa forma, o momento da drenagem pode se transformar em um momento de relaxamento para a cliente, no qual ela vai se desvincular das pressões do dia-a-dia e entrar ainda mais em contato com o bebê e com seu próprio corpo.
Os efeitos benéficos da drenagem linfática ultrapassam os limites da eliminação hídrica, proporcionando à cliente uma sensação de profundo bem estar.
Para atuar na área de estética é necessário que o profissional esteja devidamente capacitado, tenha conhecimentos de anatomia e fisiologia humanas, além de conhecer a fundo a técnica de aplicação da drenagem linfática manual.
As manobras de massagem e drenagem linfática em gestantes devem ser modificadas de forma específica a se adequarem ao estado de cliente. Não se pode esquecer que a cliente não pode se deitar em decúbito ventral e que precisa estar muito bem apoiada em travesseiros e almofadas.
O peso do útero pode comprimir vasos importantes caso ela fique muito tempo em decúbito dorsal. Assim, torna-se fundamental o apoio de travesseiros, almofadas, rolos ou toalhas enroladas, apoiando a gestante nas costas, sob o pescoço e joelhos, bem como em qualquer outra região que ela precise para se sentir confortável.

Cuidados com a Gestante.
É de fundamental importância o posicionamento correto da cliente, evitando-se, ainda, deixá-la muito tempo em uma mesma posição. Além disso, não se pode esquecer de que a gestante pode sentir dificuldade para executar alguns movimentos rotineiros, como, por exemplo, mudar de posição na maca.
Pode parecer perigoso massagear o abdome durante a gravidez, mas isso é seguro e relaxante para a mãe e o bebê, desde que as manobras sejam leves e cuidadosas. Uma massagem suave em toda a região abdominal pode ser muito calmante e benéfica para aliviar a sensação de estiramento. As mãos devem deslizar com muita suavidade e delicadeza das laterias para o centro, sem pressionar a cicatriz umbilical.
O profissional esteticista deve estar atento a todas essas particularidades, auxiliando a cliente em todos os seus movimentos e certificando-se sempre de que ela encontra-se confortável e bem acomodada. Manobras simples podem auxiliar a evitar muitas tensões e desconfortos na gravidez.
É imprescindível observar o período de descanso depois da drenagem ou massagem, e auxiliar a cliente a levantar-se com suavidade.

Estrias
Outra atenção especial que o profissional de estética deve ter em relação à cliente gestante é no tocante à formação de estrias.
As estrias são alterações bastante temidas pelas mulheres, pelo fato de que, até os dias de hoje, uma vez constituída a estria, não existe retorno à completa normalidade dos tecidos (mas quase).
Trata-se de um distúrbio do tecido conjuntivo que ocorre em 90% das grávidas, localizando-se preferencialmente em abdome, mamas, coxas, face lateral dos quadris e nádegas.
A causa exata das estrias ainda é desconhecida, mas sabe-se que é mais encontrada nas grávidas que ganham muito peso e nas muito jovens.
Para prevenção das estrias, os hidratantes podem e devem ser utilizados. Parte da elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no estrato córneo. Assim, durante a gravidez a utilização de hidratantes é importante devido ao aumento da distensão de estrias.
Em associação com a hidratação, é importante orientar a cliente quanto ao uso excessivo de sabonetes durante o banho e à temperatura elevada da água, visto que são fatores agravantes para o ressecamento da pele. Além disso, preconizar o uso de roupas íntimas de algodão, visto que o sintético pode provocar o aparecimento de dermatites.