quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aromaterapia

Desde os tempos mais remotos, o homem já fazia uso de raízes, folhas e frutos para fins medicinais. As plantas eram cultivadas para extração de óleos vegetais, que era feita através de pressão, executada por meio de pedras.
No antigo Egito, durante o processo de mumificação, utilizavam-se ervas capazes de preservar os tecidos humanos e aromatizar os sarcófagos, como mirra, canela, canela, menta e anis.
As ervas medicinais também eram empregadas para higiene corporal, banhos aromáticos, escalda-pés e pomadas.
Os conhecimentos de aromaterapia foram difundidos pela Europa e começaram a ser aplicados também em técnicas de massagem, hidroterapia, cerimônias religiosas, bem como na alimentação, como condimentos. Desde então, iniciou-se um processo de difusão das melhores essências e perfumes.
Atualmente, clínicas de estética, spas e locais voltados para terapias holísticas têm utilizado bastante os recursos aromaterápicos como um complemento importante dos tratamentos em cabine.
Apesar de o olfato ser um dos sentidos menos explorados, somos capazes de identificar aproximadamente 10 mil odores diferentes. Durante a exposição aos cheiros, há a estimulação das terminações nervosas das células olfativas, as quais transmitem impulsos nervosos, dando origem à reações fisiológicas, psicológicas e intelectuais.
Com base nessas características do poder olfativo, observa-se que os segredos da aromaterapia estão na cascata de estímulos, desde a percepção do cheiro até as alterações sensoriais provocadas no organismo quando submetidos aos aromas.
Óleos essenciais são substâncias naturais, presentes nas flores, folhas, cascas e sementes, e responsáveis pelos seus aromas. As características de cada óleo essencial dependem do clima, do cultivo, da extração e da concentração da verdadeira essência, o que determina a fragrância, a cor e a volatilidade.
As principais maneiras de utilizá-los são em escalda-pés, sauna, hidromassagem, ofurô, massagem terapêutica e compressas.
Nos procedimentos estéticos corporais, são bastante utilizados os óleos essenciais de limão, gengibre, grapefruit, laranja e erva-doce, com a finalidade de ativar a circulação sanguínea e o metabolismo celular, favorecendo os tratamentos de celulite e gordura localizada.
Já nos procedimentos faciais, são empregados alecrim, bergamota, camomila, hortelã, verbena, rosa e sálvia, com o objetivo de melhorar quadros de acne e atuar no rejuvenescimento facial.