terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Radicais Livres: O que são? O que usar?


Os radicais livres são moléculas ou átomos muito reativos e instáveis por apresentares um ou mais elétrons desemparelhados em sua órbita externa, que por sua vez tendem a ligar-se a outro elétron de alguma outra molécula – daí a razão de sua alta reatividade. São elétrons desestabilizados, originados por fatores endógenos, como o subproduto dos processos orgânicos naturais, e por fatores exógenos, como medicamentos, vírus, bactérias, choque térmico, fumo, álcool, alimentação rica em gorduras, ou produtos industrializados e artificiais, luz solar e artificial, poluição e estresse.

Os radicais livres são um dos principais aceleradores do envelhecimento cutâneo. Ao falar em cosméticos antienvelhecimento deve-se pensar na adição de ativos que irão combater estas moléculas altamente reativas. Existe uma série de compostos anti-radicais livres que poderão ser escolhidos com base em estudos de eficácia, custos e compatibilidade com as formulações em desenvolvimento. 

As principais enzimas anti-radicais livres são: Superóxidos dismutases, catalases/peroxidases, glutação peroxidades. Além das enzimas, que retardam a fase de iniciação de formação dos radicais livres, têm-se, ainda, as proteínas quelantes de metais e as moléculas antioxidantes de baixo peso moléculas (vitaminas C, A, E, beta-caroteno e glutationa).

Por esta definição podemos entender que há a necessidade de suprir o organismo com substancias anti-radicais livres quando este não estiver conseguindo, por si só, defender-se da quantidade de radicais livres formados. O envelhecimento e a alta exposição ao sol são situações onde o organismo encontra-se em estresse oxidativo. “uma substancia antioxidante é aquela capaz de inibir a oxidação ou, então, qualquer substancia que, mesmo presente em baixas concentrações, comparada ao seu substrato oxidável, diminui ou inibe a oxidação daquele substrato”. Os antioxidantes atuam oferecendo aquilo que os RL precisam, ou seja, os elétrons, que eles buscam para se estabilizar. Assim, os antioxidantes neutralizam a ação dos RL, revertendo, ou até detendo, os danos por eles causados.



Coenzima Q10 (CoQ10)
Também conhecida como ubiquinona, é uma substancia lipofílica encontrada em altos níveis na epiderme. Sua principal função é servir como antioxidante, reduzindo os radicais livres formados pela radiação UV.
A aplicação tópica na prevenção do fotoenvelhecimento encontra respaldo no fato dessa coenzima reduzir os níveis de oxidação células, sendo efetiva contra o estresse oxidativo mediado pelo ultravioleta A (UVA), protegendo o DNA de danos oxidativos.

Ácido lipólico
O ácido alfa-lipólico é um potente antioxidante de grupos tióis, capaz de penetrar na pele onde é convertido, na forma ativa, o ácido dihidrolipóico. O uso deste ativo na concentração de 5% melhora as características clinicas de peles fotoenvelhecidas.

Flavonóides
Os flavonóides são compostos polifenólicos encontrados naturalmente em plantas, não sendo sintetizados pelos humanos. Estruturalmente, estes compostos são caracterizados por um esqueleto carbônico C6-C3-C6. A partir deste esqueleto básico são formadas as várias classes de flavonóides, como as flavonas, antocianinas, flavanonas, flavonóis, isoflavonóis e outros.
Os compostos polifenólicos são cada vez mais utilizados em formulações cosméticas para pele envelhecida ou como preventivos do envelhecimento, pois são potentes antioxidantes. Alguns despertam interesse especial para aplicação em cosméticos, como os flavonóides de chá verde, uva, folhas de oliva, ginkgo biloba, silimarina e soja, entre outros.
O Green tea (Camellia sinensis) é uma das bebidas maios consumidas no mundo após a água. Cerca de 80% é consumida na forma de chá preto, enquanto cerca de 20% é consumida como chá verde.
O ginkgo biloba, planta rica em flavonóides e terpenos, pode aumentar a atividade das enzimas superóxido dismutase e catalase na epiderme, além de poder induzir a proliferação de fibroblastos in vitro.

A vitamina C é multifuncional na pele. Na epiderme, onde há cinco vezes mais vitamina C do que nas camadas mais profundas da pele, ela realiza diversas tarefas. Ajuda a prevenir a perda de água, portanto mantém a função de barreira da pele; está envolvida na produção de colágeno e da elastina; desativa os instáveis radicais livres antes de eles causarem prejuízos. Também existem evidencias cada vez maiores de que a vitaminca C protege a pele das queimaduras dos raios do sol, especialmente quando aplicada em concentrações altas ou combinada com vitamina E em protetores solares e calmantes para a pele. O ácido ascórbico tem ação específica na formação do colágeno e protetora das membranas celulares contra a ação dos radicais livres 


Vitamina E: Ativo potencializador das propriedades do acetato de alfa-tocoferol como antiinflamatório e neutralizador de radicais livres. Usado em formulações antiidade, antioxidantes, em formulações hidratantes e para o clareamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário